Carajás pode ser um polo mundial para a produção de minerais críticos?

10/09/2023

O CEO da Ero Copper, David Strang, empresa que está implantando um projeto de cobre na região, acha que sim, argumentando que Carajás é um dos maiores distritos mineiros do mundo e mais importante do que Sudbury no Canadá, Norilsk na Rússia ou Witwatersrand Basin na África do Sul, dos quais se fala muito. “Carajás é potencialmente o mais prolífico distrito em minério de ferro, cobre e níquel no mundo, embora ainda esteja subexplorado, principalmente porque a Vale sempre esteve lá”, diz ele.

Para o geólogo Breno Augusto dos Santos, que esteve à frente da descoberta de Carajás e que dedicou décadas de trabalho ao reconhecimento da região, há realmente um grande potencial para cobre, mencionando que Salobo, que está sendo lavrado pela Vale, é um depósito de classe mundial e que há pelo menos cinco outras jazidas de médio porte conhecidas, com reservas entre 200 e 400 milhões de toneladas, com teores ao redor de 0,8% Cu.

Salobo, onde existem reservas de 1,112 bilhão t de minério com teor de 0,62% Cu e 0,35 gr/t de ouro e recursos de 529,8 milhões t com teor de 0,46% Cu e 0,23 gr/t de ouro, é a maior mina de cobre do País atualmente, com uma escala de produção instalada de 200 mil t/ano de cobre contido em concentrado e mais de 200 mil onças de ouro por ano (a produção de ouro vem decaindo, tendo passado de 331 mil onças em 2020 para 215 mil onças em 2022). A mina está em produção desde 2012 e tem passado por sucessivos programas de expansão. A última, que se encontra em fase de ramp up, elevou a capacidade de processamento da usina para 36 milhões t/ano de minério.

Voltar para Notícias

Venha para a SKY SYSTEM

Utilize nossas ferramentas e construa um caminho de sucesso na gestão de sua frota!


15.6k

Pessoas e Ativos Gerenciados

++15%%

Combustível Economizado

+91%%

Redução de Excessos de Velocidade

96%
%

Veículos Recuperados

Depoimentos

Parcerias Estratégicas